Menu fechado

A importância da higiene bucal em idosos

Muitos idosos perdem os dentes por causa de infecções orais com repercussões previsíveis nas relações sociais e emocionais. Uma das razões para a ocorrência dessa situação, no entanto, é justamente a falta de atenção dada à higiene diária e aos acompanhamentos regulares ao dentista.
De acordo, com as pesquisas conduzidas por Periodontistas e Implantodontistas, apenas três em cada dez idosos vão ao dentista a tempo. Além disso, deve-se dizer que a periodontite, além de causar a queda dos dentes, acentua a mobilidade, gerando significativas dificuldades para a mastigação com repercussões na dieta e consequente redução do limiar natural do sistema imune, o que pode desencadear alguma doença física.
A higiene bucal em idosos é importante mas não só na idade avançada, e sim em qualquer idade, porque a falta de atenção à saúde da nossa boca, além de correr o risco dos dentes e gengivas, também afeta o estado de saúde geral do organismo. Por esta razão, é sempre bom cuidar dos seus dentes regularmente, para preservá-los ao longo do tempo e evitar problemas futuros que possam surgir com a idade.

DRA. LUCIANA F. PARRILLI
odontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *